A Região

A Quinta de Barbedo localiza-se na freguesia de Caniçada, concelho de Vieira do Minho, o 2º concelho mais montanhoso do distrito de Braga. A sua localização permite aos viajantes que nos visitam uma infindável oferta turística de Natureza. Às portas do majestoso Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), onde inúmeros cenários idílicos se nos apresentam, desde miradouros (como Miradouro da Pedra Bela, Miradouro da Boneca, Miradouro de Tibo) a Cascatas imponentes e Lagoas de águas cristalinas (como Cascata Fecha de Barjas (Tahiti), Cascata do Arado, Cascata Portela do Homem, Cascata Cela-Cavalos, Sete Lagoas, Poço Azul, entre muitas outras); até a Florestas e matas de vegetação intensa – como a Mata da Albergaria, Portela do Homem. Estes cenários estão integrados em diversos trilhos que através de passeios pedestres ou de jipe podem ser acedidos e contemplados. Na grande extensão do PNPG podem encontra-se ainda marcas da ação humana e das suas vivências na aridez da serra. Referimo-nos a marcas com tradição e arquitetura típica como as aldeias de Ermida, Fafião, Brufe, Vilarinho da Furna, Soajo, Germil, Lindoso, Pincães, Xertelo, Pitões das Júnias e Castro Laboreiro.

De frente para o PNPG, apresenta-se a não menos bela e rural Serra da Cabreira, numa simbiose perfeita com as gentes da terra, fornecendo pasto para rebanhos, bovinos e garranos, a madeira e a água que irriga os vales férteis e abastece as populações e com uma vista privilegiada para observar todo o esplendor das aldeias, das albufeiras e das serras que a envolvem (Miradouro do Talefe – cume da Serra da Cabreira). Também aqui, existem várias aldeias típicas, como Agra, Campos, Espindo e Lamalonga, que ainda hoje mantêm a sua subsistência através da criação de gado e do cultivo das terras e onde podemos observar fornos e lagares comunitários. Esta Serra guarda ainda no seu interior diversos miradouros – Miradouro do Talefe, Miradouro de Serradela, Miradouro de Cabeço de Vaca, e lugares idílicos com lendas associadas - Nascente do Rio Ave; Fragas de Pena-Má; Ponte da Misarela; entre outros.

Rio e praias fluviais

Outra riqueza da região são as albufeiras que lhe conferem uma beleza ímpar. São várias as albufeiras onde desaguam rios e ribeiros e que estendem as suas margens por estas terras: albufeira da Caniçada, Ermal, Salamonde, Venda Nova, Alto-Rabagão, Paradela e Vilarinho das Furnas.

Monumentos

A cultura religiosa demonstra-se com inúmeras igrejas de traço por vezes original, como a Capela da Senhora da Lapa (Anissó); Igreja da Senhora da Fé (Cantelães); Basílica de São Bento da Porta-Aberta (Rio Caldo); Santuário da Nossa Senhora da Abadia (Santa Maria de Bouro) e; Mosteiro de Santa Maria das Júnias (Pitões das Júnias).

Para além desta extensa oferta de natureza e de tradições, é possível explorar as áreas urbanas de Braga, Guimarães, Barcelos, Porto e Viana do Castelo, com os seus imponentes castelos, igrejas, museus, centros históricos e ainda vilas com arquitetura típica e gentes com saberes, como Vieira do Minho, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Melgaço e Montalegre.

Atividades

Os pontos de interesse da região podem ser descobertos através de várias atividades como: passeio de barco, viagem de descida do rio, paddle, rafting, bóias radicais, canoagem, escalada e rappel, passeios pedestres, percursos de orientação, passeio a cavalo, passeio de charrete, aluguer de bicicletas, kart cross, paintball (adultos e crianças), tiro ao arco e tours de jipe. Durante o atual contexto pandémico, as atividades levadas a cabo cumprem as regras de higiene e segurança exigidas pelas autoridades competentes.”

O verão aproxima-se!

Reserve as suas férias na
tranquilidade da montanha

Abore provit vendusam, estibus aut voluptatium et aut aut adit elendae rspedi sit, utatqui officia ea nisqui que nis nonsed essimol uptatet. Onseque officipsam autat quo te quodit. Num is ipideles.